Emaús… (III)

«Ao chegarem perto da aldeia para onde iam, fez menção de seguir para diante. Os outros, porém, insistiam com Ele, dizendo: «Fica connosco, pois a noite vai caindo e o dia já está no ocaso.» Entrou para ficar com eles. E, quando se pôs à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, depois de o partir, entregou-lho. Então, os seus olhos abriram-se e reconheceram-no; mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram, então, um ao outro: «Não nos ardia o coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?» Levantando-se, voltaram imediatamente para Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os seus companheiros, que lhes disseram: «Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!» E eles contaram o que lhes tinha acontecido pelo caminho e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão»
(Lc 24, 27-32)
Está a reunir-nos. De novo. Outra vez. Como na Galileia. Está a reunir-nos. Aos discípulos. Está Presente. Vive. É Ele…
Não percebemos bem o que significa. É novo. É uma Noticia. Não somos os únicos. Está a re-unir de novo àqueles homens e mulheres com quem se encontrou na Galileia, e a quem a sua Palavra marcou… Na Memória…
Na Memória da sua Vida, do seu Anúncio, do seu Evangelho… Na Memória da História, do Projecto que Deus está a escrever com o seu Povo, na Promessa de Salvação… Na Memória da sua Presença entre os seus, aqueles a quem nos amou até ao fim, até à plenitude, até à sua vida entregue, como o Pão partilhado (Jo 13,1)…
Está a reunir os seus discípulos… Está presente, está vivo. Ressuscitou… foi Ressuscitado… por Deus…
E como num instante, num relâmpago, damo-nos conta do que isto significa: foi Ressuscitado, por Deus… E começamos a proclamar, a cantar, e procuramos palavras, e dizemos sim, chegou o tempo da Salvação, agora sim, inaugurou-se, um homem ressuscitou, o Espírito de Deus já está a actuar, é o Filho gerado, como um rei no dia que sobe ao trono (Sal 2,7)…
E a nossa vida começa a ser transformada, renovada numa passagem, numa re-união, numa Promessa inaugurada, numa Salvação… a nossa Páscoa (1Cor 5,7)…
E de novo, mais uma vez, nos pomos a caminhar, re-unidos, para descobrirmos e encontrarmos este Homem, de quem ouvimos: “Realmente Ressuscitou e apareceu a Simão”…
Bom fim-de-semana!
Anúncios

Sobre economiadasalvacao

Missionário Redentorista, a viver em V.N.Gaia ruipedro.cssr@hotmail.com
Esta entrada foi publicada em à escuta nos Evangelhos.... ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s