Sonhar uma Igreja… (I)

Viva! Esta semana vou partilhar aqui alguns textos breves do card. Carlo Martini, no livro que elaborou, em forma de entrevista, com o jesuita austriaco G. Sporschill, Colóquios Nocturnos em Jerusalém. O card. Martini, durante 23 anos bispo de Milão, tem actualmente 81 anos e vive em Jerusalém. Ficou conhecido pelo seu excelente trabalho como biblista, a sua pastoral em Milão e as suas posições de renovação no seio da Igreja. Este livro apresenta precisamente algumas reflexões sobre a missão da Igreja, a partir da experiencia de Martini.
«Pertence agora à geração mais velha: que sonhos tem sobre a Igreja?
O profeta (Joel 3,1) recorda aos anciãos que devem transmitir à posterioridade os seus sonhos, e não as decepções da sua vida. Eu estou contente de que hoje posso sonhar aqui, em Jerusalém, como Jacob, que viu subir e descer aos anjos pela escada do céu. Hoje encontro-me com muitas pessoas de todo o mundo e de diferentes religiões. Entre eles estão os anjos com os quais se nos concede reunirmos aqui na terra.
Antes tinha sonhos sobre a Igreja. Sonhava com uma Igreja que percorre o seu caminho na pobreza e humildade, com uma Igreja que não depende dos poderes deste mundo. Sonhava que se extirpara de raiz a desconfiança. Com uma Igreja que dera espaço às pessoas que pensam com maior amplitude. Com uma Igreja que dera animo, especialmente a aqueles que se sentem pequenos e pecadores. Sonhava com uma Igreja jovem.
Hoje já não tenho mais esses sonhos. Aos 75 anos decidi-me a orar pela Igreja. Olho para o futuro. Quando chegar o Reino de Deus, como será? Como me encontrarei depois da minha morte com Cristo, o Ressuscitado? Sempre fui um entusiasta de Teilhard de Chardin (jesuíta francês, 1881-1955, procurou uma linguagem da Fé de acordo com os desenvolvimentos científicos, sobretudo relativamente à evolução do Cosmos e do Homem), que vê encaminhar o mundo para uma grande meta onde Deus seja tudo em todos. A sua utopia é uma unidade que outorga a cada um o seu lugar pessoal, transparente e aceite por todos os demais. O que é pessoal segue de pé, mas todos somos um em Deus. A utopia é importante: só se tiveres uma visão, o Espírito te eleva por cima dos pequenos enfrentamentos. »

Coloquios Nocturnos em Jerusalém, ed. S.Pablo, Madrid 2008, p. 97
um grande abraço!
Anúncios

Sobre economiadasalvacao

Missionário Redentorista, a viver em V.N.Gaia ruipedro.cssr@hotmail.com
Esta entrada foi publicada em Igreja e Renovação. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s