Primeiro Dia…

Imagina-te a entrar na cabeça de um bebé acabado de nascer no seu Primeiro Dia…
Imagina que um bebé teria a capacidade de reflectir, deixar-se impressionar pelo espectáculo que lhe aparece à frente.

Não sabemos o que poderia acontecer por acaso na história daquela pessoa: seja antes, seja depois do parto, não sabemos o que poderia haver de rupturas, bloqueios, recusas de Amor. Mas, naquele dia, naquele Primeiro Dia, nada era por acaso…
E o bebé encontra uma vida nova a começar, encontra tudo já pronto para quando ele chega, encontra uma história que está antes dele e que o recebe, encontra pessoas que lhe dizem: “Bem-vindo! Bem-vindo a esta nova aventura que te está a começar. Vive! Tens uma missão à tua frente! Tudo te é dado para que possas ser feliz.” Mesmo sabendo que a Humanidade ainda não consegue possibilitar a todos os seus filhos a oportunidade de desempenharem a sua missão…

Hoje, tu já tens outra capacidade para reflectires, observares e te surpreenderes com o que te rodeia que não tinhas no teu primeiro dia, esse dia tão importante que até o festejas todos os anos. Se calhar hoje, ou num destes dias, podes parar num lugar importante para ti, e observares o que rodeia: poderás observar esta natureza em que te inseres, este mundo em construção e progresso no qual caminhas, esses irmãos com quem vives… E, se calhar, podes ter hoje a mesma reacção que terias naquele primeiro dia em que contactavas com este mundo:
” Isto existe tudo para mim. Tudo isto que vejo, tudo isto que me envolve, é-me dado como possibilidade. Entro aqui, neste Cosmos e neste Tempo, o que estou aqui a fazer? Para que me são dadas tantos elementos e possibilidades? Tudo para que possa construir o meu Projecto, escrever a minha História, dar à luz a minha Vida a renascer. Tenho uma missão: hoje é, de novo, o Primeiro Dia para a realizar”.

Sabemos mais ou menos, pela investigação, em que contexto foi escrito o relato de Génesis 1,1-2,4, sobre a Criação: sabemos que o povo de Israel está na Babilónia, a precisar de uma mensagem de esperança. E um autor ou comunidade escreve a proclamar que o Poder de Deus, revelado como poder libertador e criador, de Graça e Bondade, no Êxodo, é um Poder que abraça toda a Humanidade e toda a História como Projecto de Aliança.

Mas ponho-me a imaginar onde o autor terá encontrado a inspiração para um poema que canta uma beleza tão grande. E imagino-o em algum lugar ou lugares, observando o Cosmos que o rodeia, até a Natureza com todos os seus dons, a História onde se revela o melhor e o pior do ser humano, e a dizer: tudo tem sentido. Encotramo-nos aqui, eu encontro-me aqui, com a minha vida, por uma vontade livre e generosa, com sentido. E tudo, tudo me é dado e possibilitado, para que eu possa fazer acontecer esta missão de viver, de ser pessoa, imagem do Deus da Aliança. E todo o Cosmos tem este sentido, de possibilitar à Humanidade, a mim, um útero no qual possa nascer esta aventura pessoal. “No Principio, Deus criou o Céu e a Terra”… para mim, para ti, para nós.

E basta olharmos com atenção, por entre os obstáculos e cegueiras, para podermos ver, num horizonte bem próximo, o nascer do sol de um novo dia, o Sétimo que parece que é o Primeiro de uma Nova Semana, de uma Nova Humanidade, que são todos os que formam esta história, que somos nós, que sou eu. Unidos, abraçados pelo Primogénito, o Eleito, o Servo no qual todos somos cumulados de Graça. “A Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo”… (Jo 1,17).
Tudo para mim. Como quem me recebe nos braços no meu parto. Para que possa acontecer o meu nascimento, a minha história pessoal, hoje, neste dia, o Primeiro Dia.

Boa Semana!

Anúncios

Sobre economiadasalvacao

Missionário Redentorista, a viver em V.N.Gaia ruipedro.cssr@hotmail.com
Esta entrada foi publicada em aproximando-me do Reino.... ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s