o Homem (III): a Boa-Nova de Jesus

E Jesus de Nazaré? Ele é o centro da Boa-Notícia dos cristãos: nele encontramos também a prova maior da dignidade, da vocação e da beleza do Homem para Deus. A sua paixão foi o anúncio do Reino de Deus, a emergência, na história, da Humanidade segundo o Projecto de Deus. Lutou e deu a vida contra todas as causas de desumanização, defendeu que o Homem tem de estar sempre no centro, e não pode ser oprimido por razão de ordem nenhuma: daí as suas críticas às leis judaicas de purificação, que dividiam a sociedade entre puros e impuros, ou a critica às leis do Sábado:
«Ouvi-me todos e procurai entender. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro. Mas o que sai do homem, isso é que o torna impuro» (Mc 7, 14-15); «disse-lhes: O sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado» (Mc 2, 27). A linguagem evangélica das curas e milagres proclama precisamente a libertação que acontece no encontro pessoal com Jesus Cristo!
É a base fundamental da Fé Cristã: a Encarnação. A Salvação de Deus não vem de fora, mas acontece em linguagem humana, num Homem, Jesus de Nazaré, “em tudo igual a nós excepto no pecado” (Heb 2, 17; 4, 15). Nele inaugura-se a Nova Aliança entre Deus e a Humanidade, na dinâmica da Ressurreição de Jesus que é a Ressurreição de toda a Humanidade: o Espírito Santo nele presente, que o gerava como o Filho de Deus, torna-se presente a toda a Humanidade assumindo-a na Comunhão Eterna e Plena de Deus, filhos em relação a Deus-Pai e irmãos em relação a Deus-Filho.
Anúncios

Sobre economiadasalvacao

Missionário Redentorista, a viver em V.N.Gaia ruipedro.cssr@hotmail.com
Esta entrada foi publicada em nos caminhos da Fé. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s