Deus sonha o Homem de Pé

No Novo Testamento a imagem do Ressuscitado é de Pé. O Homem Novo, o Homem que Deus quer e deseja, está de Pé. Se a morte é associada ao sono, a Ressurreição é um levantar-se e estar de Pé. Em contraste, na biblia o pobre diz-se anawin, que literalmente significa aquele que anda curvado. Curvado por pesos, curvado pela opressão, opressão de viver, opressão de suportar os dias, os outros, a história, tudo. Curvado. Não de pé.

Então, a missão do Messias será a de libertar o Homem de todos os pesos que o impedem de viver e caminhar de Pé. Ao homem de mão atrofiada, na sinagoga, diz Jesus perante os olhares acusadores dos fariseus de curar ao sábado: “Levanta-te e fica de pé no meio de todos” (Lc 6, 8). Aos doutores da lei Jesus aponta: “Carregais os homens com fardos insuportáveis e nem sequer com um dedo tocais nesses fardos!” (Lc 11, 46). Zaqueu, o grande pecador Zaqueu a quem Jesus decide entrar em casa, “de pé, disse ao Senhor: vou dar metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém em qualquer coisa, vou restituir-lhe quatro vezes mais” (Lc 19, 7).

“A glória de Deus é o Homem Vivo”, disse S. Ireneu do século III. “Deus é o maior antropocentrista” disse um companheiro meu. Tenho pena que durante séculos, e ainda hoje infelizmente, o nome de Deus continue a ser para colocar pesos sobre as pessoas e as impedir de caminhar de Pé, de crescerem na maturidade e liberdade, na alegria e paz de viver e de assumir os desafios e provocações de viver e amar.

O Rosto do Pai Criador, revelado em Jesus de Nazaré, é rosto de quem opta e toma partido pelo Homem. No nosso coração encontramos a força mais poderosa, o Amor do Espírito Santo, para nos libertar dos nossos medos e bloqueios, para nos abrir às relações e à comunhão, para nos fortalecer perante as dificuldades e problemas dos nossos dias. O nosso Abbá quer a nossa felicidade, na dignidade de sermos Homens, Pessoas chamadas à Comunhão Eterna e Plena em Deus. Não encontramos na história quem mais tenha dado a vida pela defesa da dignidade e dos direitos do Homem como Jesus, o Homem Novo. Por isso a sua Ressurreição seja a plenitude de uma vida vivida de Pé, que nem a Cruz dos poderosos e assassinos do seu tempo conseguiu dobrar.

Um grande abraço

Anúncios

Sobre economiadasalvacao

Missionário Redentorista, a viver em V.N.Gaia ruipedro.cssr@hotmail.com
Esta entrada foi publicada em nos caminhos da Fé. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s